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Omnichannel

Venda pelo WhatsApp: 3 dicas para fidelizar clientes

Venda pelo WhatsApp: 3 dicas para fidelizar clientes

Confira como utilizar o WhatsApp nas vendas e fidelizar clientes

Confira como utilizar o WhatsApp nas vendas e fidelizar clientes

Escrito por

Opens Tecnologia

Publicado em

2023-04-05


As empresas que desejam aumentar vendas e, principalmente, fidelizar clientes de forma que venham ser não somente usuários do produto e/ou serviço oferecido, mas embaixadores da marca, precisam ir além de uma experiência pautada na transação.

Para que isso aconteça, é importante dar enfoque e autonomia ao cliente, de forma que possam criar laços genuínos com sua empresa. Mas, como fazer isso?

De acordo com a pesquisa The Future of Retail realizada pelo Think With Google em Março de 2023, aproximadamente 54% dos consumidores usam  pelo menos cinco canais digitais diferentes para encontrar o que desejam. Mas o uso de multicanais não se limita à busca, já que é no momento de esclarecer dúvidas de produto, preço e condições de pagamento que se faz mais do que necessário. 

No cenário brasileiro, o WhatsApp lidera entre as ferramentas  e já falamos aqui que seu uso pode contribuir muito em atividades como suporte, vendas e atendimento. O que muitas empresas não sabem é como fazer isso. Por esse motivo, separamos algumas dicas de como usar o WhatsApp nas vendas e fidelizar clientes. Vamos conferir!? 


Vendas no WhatsApp: 3 dicas para fidelizar clientes

Para realizar um bom atendimento e, consequentemente, aumentar vendas e  fidelizar seus clientes usando o WhatsApp, você deve estar atento(a) a alguns pontos importantes:

Explore todo o potencial do WhatsApp 

O “Whats” ou “Zap”  como é popularmente chamada a plataforma oferece diversas funcionalidades para micro e pequenas empresas. Na sua versão Business, isto é, voltada inteiramente para negócios, permite:

  • Exibir informações importantes como site, endereço de e-mail e contatos; 

  • Organizar conversas e mensagens com tags ou etiquetas; 

  • Criar catálogos de produtos; 

  • Automatizar mensagens para iniciar ou finalizar uma conversa, bem como personalizar “respostas rápidas”; 

  • Emitir relatórios com dados de conversas com os clientes. 

Além disso, é permitido expandir ainda mais a experiência do cliente com o WhatsApp Business API. 

Solicite ao cliente autorização para enviar mensagens

No relacionamento com o cliente, é imprescindível manter a educação. Portanto, evite ser invasivo no WhatsApp. Nunca envie mensagens sem autorização prévia para um cliente ou lead, já que  sua conta pode ser denunciada e, por vezes, banida. 

Treine sua equipe de atendimento 

Sua equipe comercial e de marketing precisam estar alinhadas aos desejos do cliente. Para isso, a realização de treinamentos com SDRs, BDRs e especialistas não pode  ser deixada de lado. Lembre-se: o  cliente que exige um contato alinhado ao seu jeito de pensar, nada mais natural do que buscar a personalização como forma de humanizar o atendimento e melhorar a experiência. 

Para realizar uma escuta ativa e uma conversa personalizada, é essencial que seu time conte com todas as informações do cliente em um só lugar. Desse modo, podem acessar o banco de dados sempre que precisar.

Pensando nisso, a Opens desenvolveu uma plataforma que armazena  e centraliza o que foi coletado dos outros canais, proporcionando uma experiência escalável de relacionamento com os clientes. 

Dica extra: monte uma estratégia para reter clientes com o WhatsApp.

 


As empresas que desejam aumentar vendas e, principalmente, fidelizar clientes de forma que venham ser não somente usuários do produto e/ou serviço oferecido, mas embaixadores da marca, precisam ir além de uma experiência pautada na transação.

Para que isso aconteça, é importante dar enfoque e autonomia ao cliente, de forma que possam criar laços genuínos com sua empresa. Mas, como fazer isso?

De acordo com a pesquisa The Future of Retail realizada pelo Think With Google em Março de 2023, aproximadamente 54% dos consumidores usam  pelo menos cinco canais digitais diferentes para encontrar o que desejam. Mas o uso de multicanais não se limita à busca, já que é no momento de esclarecer dúvidas de produto, preço e condições de pagamento que se faz mais do que necessário. 

No cenário brasileiro, o WhatsApp lidera entre as ferramentas  e já falamos aqui que seu uso pode contribuir muito em atividades como suporte, vendas e atendimento. O que muitas empresas não sabem é como fazer isso. Por esse motivo, separamos algumas dicas de como usar o WhatsApp nas vendas e fidelizar clientes. Vamos conferir!? 


Vendas no WhatsApp: 3 dicas para fidelizar clientes

Para realizar um bom atendimento e, consequentemente, aumentar vendas e  fidelizar seus clientes usando o WhatsApp, você deve estar atento(a) a alguns pontos importantes:

Explore todo o potencial do WhatsApp 

O “Whats” ou “Zap”  como é popularmente chamada a plataforma oferece diversas funcionalidades para micro e pequenas empresas. Na sua versão Business, isto é, voltada inteiramente para negócios, permite:

  • Exibir informações importantes como site, endereço de e-mail e contatos; 

  • Organizar conversas e mensagens com tags ou etiquetas; 

  • Criar catálogos de produtos; 

  • Automatizar mensagens para iniciar ou finalizar uma conversa, bem como personalizar “respostas rápidas”; 

  • Emitir relatórios com dados de conversas com os clientes. 

Além disso, é permitido expandir ainda mais a experiência do cliente com o WhatsApp Business API. 

Solicite ao cliente autorização para enviar mensagens

No relacionamento com o cliente, é imprescindível manter a educação. Portanto, evite ser invasivo no WhatsApp. Nunca envie mensagens sem autorização prévia para um cliente ou lead, já que  sua conta pode ser denunciada e, por vezes, banida. 

Treine sua equipe de atendimento 

Sua equipe comercial e de marketing precisam estar alinhadas aos desejos do cliente. Para isso, a realização de treinamentos com SDRs, BDRs e especialistas não pode  ser deixada de lado. Lembre-se: o  cliente que exige um contato alinhado ao seu jeito de pensar, nada mais natural do que buscar a personalização como forma de humanizar o atendimento e melhorar a experiência. 

Para realizar uma escuta ativa e uma conversa personalizada, é essencial que seu time conte com todas as informações do cliente em um só lugar. Desse modo, podem acessar o banco de dados sempre que precisar.

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Dica extra: monte uma estratégia para reter clientes com o WhatsApp.

 

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© 2024 Copyright opens.com.br

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